Postagens

Mostrando postagens de 2010

Isolante térmico

Aqui vai um detalhe importante: como a madeira é um isolante térmico, então toda a casa tende a ter um ambiente com temperatura estável. O único ponto onde o calor ou o frio entrariam seria através das telhas. Por isso fizemos a opção pelo isolante térmico (manta isolante) abaixo das telhas, que, no nosso caso, impedirá o aquecimento do forro.

Telhas e isolante térmico - 22 de dezembro

Imagem

Engradamento do telhado - 21 de dezembro

Imagem

Montagem: terceiro dia 17 de dezembro

Imagem
Em dois dias levantaram as paredes. Agora o processo fica mais lento. Tem de finalizar as paredes e montar o telhado.

Montagem:segundo dia - 16 de dezembro

Imagem

Continuando a montagem da madeira - 15 de dezembro á tarde

Imagem

Começo da montagem da madeira - 15 de dezembro, de manhã

Imagem
Enquanto o pedreiro está levantando as paredes da cozinha, a equipe que monta a madeira chegou. Querem montar a casa em uma semana. Será que conseguem? Vamos acompanhar passo a passo. Primeiro dia:

Continuando as paredes de tijolos - 14 de dezembro

Imagem
Ai está, num angulo diferente, as paredes dos banheiros já na altura certa, e a cozinha tomando forma.

Início das paredes de tijolo:8 de dezembro

Imagem

Alicerce - 4 de dezembro

Imagem

A chegada da madeira

Imagem
Enquanto estávamos preparando a fundação... A madeira chegou!!!! Isso mesmo! A madeira é serrada de acordo com o projeto, lá na origem, e depois ela é embarcada diretamente para onde vai ser montada. Mas e o nome da madeira? Garapa!

Começando a fundação

Imagem
Vamos então começar? Depois de vários dias de chuva, vamos aproveitar uns dias de sol e fazer a fundação. Primeiro se faz os pilotís, que são colunas dentro da terra até encontrar solo firme. Depois vem a cinta de concreto definindo o corpo da casa.

Água e Energia

Imagem
Ligamos a água e a energia.

Rabiscos de uma idéia

Imagem

Ainda esperando...

Imagem
Inverno 2010 - Mais aterro

Na espera...

Imagem
Desenha, risca, desenha, apaga, desenha de novo, risca mais... Devagar a coisa vai tomando forma. Cálculos financeiros...economias e mais economias...o tempo vai passando. Três longos anos entre a compra do terreno e o ínicio da construção. Para aquecer os motores, vamos preparando o terreno: levantamos um metro do nível da rua. (Colaboração de Paulo Faleiros) Outono 2008 - Muro de arrimo e aterro

Antes do começo

Imagem
Um sonho...um plano...uma meta... Uma casa de madeira pertinho da praia... O mais difícil: achar um terreno que seja viável prá realização desse sonho. Demorou um pouco, mas, enfim! Aí está ele á um quarteirão da praia! Apenas 360 metros. Tudo de acordo com o bolso. Agora é passar pro papel, tudo aquilo que tem na cabeça. E no coração! Quando foi isso? Outono de 2007 (Colaboração de Paulo Faleiros)